Quais são os benefícios da certificação LEED?

LEED é a abreviação de Leadership in Energy and Environmental Design. O programa de certificação LEED avalia o projeto e a construção de edifícios em termos de eficiência energética, uso de água, qualidade do ar e escolha de materiais de construção, além de fatores ambientais, como acesso a transporte público e uso responsável do meio ambiente.

O programa LEED é patrocinado pelo Green Building Council dos Estados Unidos (USGBC). Os projetos de construção que participam do programa podem receber a certificação LEED em quatro níveis, com base no total de pontos ganhos:

Tipos de certificação LEED
  • Os edifícios certificados LEED ganham de 40 a 49 pontos
  • Os edifícios LEED Silver ganham de 50 a 59 pontos
  • Os edifícios LEED Gold ganham de 60 a 79 pontos
  • Os edifícios LEED Platinum ganham 80 ou mais pontos

Por que certificar com LEED?

O programa de certificação LEED é o principal programa internacional para projeto e construção sustentável de edifícios. A obtenção da certificação LEED demonstra práticas de construção ambientalmente responsáveis. Isso pode ser um grande incentivo para a imagem do proprietário de um edifício e de um empreiteiro que projeta e / ou constrói edifícios com certificação LEED. Um registro de projetos certificados pelo LEED pode ajudar um construtor a ser reconhecido como líder na indústria da construção.

Além das relações públicas, a certificação LEED pode oferecer incentivos tangíveis significativos. Por exemplo, o USGBC declara: “Os edifícios LEED têm taxas de arrendamento mais rápidas e podem se qualificar para uma série de incentivos, como descontos de impostos e subsídios de zoneamento. Sem mencionar que eles mantêm valores mais altos de propriedade ”, atraindo mais empresas de construção comercial para o campo. Para empresas de construção residencial, a certificação LEED pode ajudar as casas a vender mais rapidamente e por um preço mais alto.

Moscow City – view of skyscrapers Moscow International Business Center

Os construtores de casas podem frequentemente receber créditos fiscais para a construção de casas com certificação LEED. Além disso, as empresas de construção podem anunciar aos possíveis proprietários que uma casa certificada LEED pode reduzir seus prêmios de seguro e que seus valores residenciais podem aumentar mais ao longo do tempo em comparação com casas similares não certificadas pela LEED na mesma área.

Existem evidências de que o LEED pode ajudar uma empresa de construção a permanecer produtiva e lucrativa em tempos de crescimento lento. A Eco Brooklyn Inc ressalta que “o crescimento de edifícios com certificação LEED também parece ser à prova de recessão. Apesar de um declínio vertiginoso em novas construções devido ao estouro da bolha imobiliária, o total de metros quadrados de edifícios com certificação LEED cresceu 14%. ”

Possíveis preocupações LEED

O programa LEED está envolvido exclusivamente no projeto e construção de edifícios. Ele não está envolvido no monitoramento ou avaliação do desempenho do edifício após a construção, nem mede o uso de energia ou água de um edifício pelos ocupantes do edifício. Certamente é possível que um edifício com certificação LEED possa acabar usando mais recursos do que seus colegas simplesmente devido às práticas dos ocupantes do edifício. Um exemplo famoso disso é o prédio do LEED Platinum Bank of America na cidade de Nova York.

Conclusão

A certificação LEED oferece um benefício líquido para as empresas de construção. Demonstrar a capacidade de projetar e construir edifícios com certificação LEED pode ajudar qualquer empresa de construção – comercial ou residencial – a atrair clientes. Os princípios e práticas por trás da certificação LEED não apenas economizam dinheiro dos compradores, aumentam a eficiência da construção e agregam credibilidade às empresas de construção; eles também representam um sistema ético para a sustentabilidade. Ao reduzir o uso de energia e o desperdício de água e melhorar a qualidade e a habitabilidade do ar, o LEED se esforça para tornar o mundo um lugar mais saudável e sustentável.

As empresas de construção interessadas na certificação LEED devem investir em software de gerenciamento de construção ecológico e treinamento em certificação LEED e investigar outras maneiras pelas quais as empresas podem ser ecológicas.

Fonte: https://www.thebalancesmb.com